A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e o estaleiro Chantiers de l'Atlantique celebraram nesta semana a entrega do MSC Euribia, o navio que apresenta o design com maior eficiência energética de todos os tempos. A entrega marcou mais um passo significativo na jornada para descarbonizar a frota da Divisão de Cruzeiros e demonstra como será o futuro dos cruzeiros.
O MSC Euribia é a última evolução da popular classe Meraviglia e o segundo navio da Companhia movido a GNL, Gás Natural Liquefeito, o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. O navio possui uma série de tecnologias ambientais inovadoras, incluindo um avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. Ele também foi projetado pensando no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações sustentáveis, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas, assim que estiverem disponíveis em escala.
O MSC Euribia é o futuro dos cruzeiros hoje
O MSC Euribia representa um avanço em relação aos navios anteriores da sua classe, construídos para a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC. Com maior índice de eficiência energética, a expectativa é que ele seja o navio de cruzeiro com o melhor desempenho do mundo, superando os requisitos mais recentes do IMO Energy Efficiency Design Index. Quando em operação, o navio emite até 19% menos gases de efeito estufa por passageiro, por dia, em comparação com os outros navios da mesma classe que utilizam combustíveis marítimos convencionais. Isso equivale até 44% menos emissões de gases de efeito estufa (GEE) por hóspede por dia quando comparado com os navios construídos há apenas 10 anos.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Com a entrega do MSC Euribia, demos mais um grande passo em direção à nossa meta de zero emissões líquidas de GEE. Juntamente com suas muitas inovações ambientais, o MSC Euribia apresenta um design verdadeiramente inovador em eficiência energética, que proporcionará uma enorme redução nas emissões de GEE ao longo de sua vida útil”.
“Muitas vezes, o foco da descarbonização está apenas nas medidas de suprimentos e, embora seja uma parte importante da transição energética, não devemos esquecer o papel essencial que a eficiência energética desempenhará na redução da demanda de energia atual. A energia mais limpa é a energia que não usamos e o MSC Euribia foi construído com base nesse princípio. É por isso que é considerado um marco tão importante em direção ao nosso objetivo de alcançar operações marítimas com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.”
Laurent Castaing, Gerente Geral do estaleiro Chantiers de l'Atlantique, disse: “Estou muito orgulhoso da força do relacionamento entre a MSC Cruzeiros e o Chantiers de l'Atlantique. Este 5º e último navio da Classe Meraviglia marca a conclusão do que já é uma série muito eficiente e a continuação de nossos inovadores projetos ambientais comuns”.
Construído para o futuro – tecnologia e design ambiental de última geração
O MSC Euribia foi construído para o futuro. Embora o navio possa ser abastecido com Gás Natural Liquefeito, o projeto prevê que ele possa utilizar combustíveis renováveis hoje e adaptações que permitirão que os navios da Companhia utilizem combustíveis renováveis ainda não disponíveis hoje, como o metanol verde, por exemplo.
Outras tecnologias inovadoras incluem avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. O MSC Euribia conta com sistemas de última geração para tratamento de águas residuais e gestão de resíduos para ajudar a salvar os mares em todo o mundo. As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em todo o mundo. A tecnologia atende aos mais rígidos padrões internacionais da IMO – incluindo o chamado padrão Báltico.
Vago acrescentou: “É importante para nós que os nossos navios que estão sendo construídos atualmente estejam prontos para utilizar os novos combustíveis sustentáveis que estão no horizonte. Também queremos garantir que eles possam ser facilmente adaptados com novas tecnologias e eficiências que ajudarão a fornecer zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. Este é um navio verdadeiramente construído com o futuro em mente.”
Viagem com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa do MSC Euribia
O MSC Euribia completará a primeira viagem da história com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. O novo navio, 22º a se juntar à frota da MSC Cruzeiros, navegará de Saint-Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, e alcançará zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) demonstrando que, hoje, a missão é possível.
A navegação com zero emissões utilizará o bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa, o método mais efetivo em termos de custos e mais eficiente do ponto de vista ambiental, proporcionando os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com as normas da União Europeia relativas às Energias Renováveis (RED II) e cada lote individual do total de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC).
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está empenhada em atingir zero emissões líquidas de GEE em suas operações marítimas até 2050. A intensidade das emissões de suas operações diminuiu 33,5% desde 2008 e irá alcançar uma redução de 40% antes da meta da IMO de 2030.
A MSC está trabalhando com fornecedores de combustível e outros na implantação de combustíveis sustentáveis, como biocombustíveis avançados e biogás. Olhando para o futuro, o metanol verde provavelmente contribuirá para nossa descarbonização, assim como os eletrocombustíveis (e-fuels) sintéticos, como hidrogênio verde e eGNL. Seu foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser utilizadas mundialmente.
A Cerimônia da Moeda do MSC World America
A Cerimônia da Moeda do terceiro navio movido a GNL da frota da MSC Cruzeiros e o primeiro com esse combustível que terá como base os Estados Unidos, o MSC World America, também aconteceu hoje, sendo mais um passo rumo à criação de um mundo onde a tecnologia encontra a inovação para uma experiência de cruzeiro mais sustentável. O novo navio, previsto para 2025, apresentará muitas das inovações ambientais presentes no MSC Euribia, mas com outras adicionais, como tecnologia pioneira para praticamente eliminar o escape de metano do GNL durante a operação. As duas madrinhas desta tradicional cerimônia foram Silvia Turbia, da Divisão de Cruzeiros da MSC, e Séverine Blandin, do Chantiers de l'Atlantique.
Henri Doyer, Diretor do Programa Chantier de l'Atlantique MSC, comentou: “Esse 19º navio – o segundo da Classe World - é o resultado de uma longa parceria entre a MSC Cruzeiros e o estaleiro Chantiers de l'Atlantique. Tenho o prazer de anunciar que o MSC World Europa, o MSC Euribia e o MSC World America são os 3 navios mais eficientes energeticamente e mais ecológicos na indústria de cruzeiros do mundo.”
Recursos do MSC Euribia e tecnologias ambientais da Divisão de Cruzeiros:
Recursos e tecnologias ambientais do MSC Euribia:
Tonelagem Bruta: 184.011
Comprimento: 331 metros
Largura: 43 metros
Altura: 73,6 metros
Número de hóspedes: 6.334
Motores e combustíveis:
Quatro motores Wärtsilä Dual Fuel: 2 x 16V46DF e 2 x 12V46DF
Motores capazes de funcionar com Gás Natural Liquefeito (GNL) e com gasóleo marítimo com baixo teor de enxofre (MGO)
Primeiro cruzeiro de zero emissões líquidas do mundo:
O MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões líquidas em sua primeira viagem de St. Nazaire à Copenhagen, utilizando bio-GNL, através de um sistema de balanço de massa, o método mais efetivo em termos de custo e mais eficiente em termos ambientais, fornecendo os benefícios do biogás renovável. O MSC Euribia pode ser alimentado por Gás Natural Liquefeito (GNL), que praticamente elimina os óxidos de enxofre e reduz os óxidos de nitrogênio em 85%. Também reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 20% (com base em CO2 equivalente).
O GNL é um combustível de transição: a tecnologia do motor a bordo e os sistemas de combustível já podem usar hoje bio-GNL e o sintético. No futuro, o navio poderá receber retrofits, permitindo que os navios movidos a GNL operem usando metanol verde. A MSC Cruzeiros está empenhada em implantar combustíveis renováveis e acelerar a transição energética para net-zero.
Eficiência energética
O MSC Euribia é o projeto de navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos. O navio alcançará um IMO Energy Efficiency Design Index (EEDI) 55% melhor do que o exigido atualmente e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo no momento de seu lançamento. O MSC Euribia emitirá até 19% menos emissões de gases de efeito estufa por hóspede, por dia, do que seus navios irmãos que usam combustíveis marítimos convencionais. O MSC Euribia emitirá até 44% menos emissões de gases de efeito estufa por hóspede, por dia, do que os navios construídos há apenas 10 anos.
Instalações avançadas de tratamento de água e resíduos
As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em todo o mundo. Nossa tecnologia atende aos mais rigorosos padrões internacionais da IMO – incluindo o chamado padrão Báltico. O navio também possui sistemas abrangentes para reduzir, reutilizar e reciclar todos os resíduos gerados a bordo.
A MSC Cruzeiros está comprometida em ser uma marca com zero emissões líquidas de GEE até 2050
A intensidade das emissões de nossas operações diminuiu 33,5% desde 2008 e alcançaremos uma redução de 40% antes da meta da IMO de 2030. Alcançar zero emissões líquidas exigirá mais do que encontrar mais eficiência operacional: estamos adotando novas tecnologias e mudando para combustíveis renováveis e sem carbono. Estamos trabalhando com fornecedores de combustível e outros na implantação de combustíveis sustentáveis, como biocombustíveis avançados e biogás. Olhando para o futuro, o hidrogênio verde e o metanol verde provavelmente contribuirão para nossa descarbonização, assim como os eletrocombustíveis (e-fuels) sintéticos. Nosso foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser usadas mundialmente.