O Dia do Imigrante Italiano é comemorado quarta-feira, 21 de fevereiro. Neste ano, na mesma data, celebra-se ainda o sesquicentenário da Imigração italiana. Como parte das comemorações desses 150 anos da chegada ao Brasil dos primeiros colonos vindos da Itália, acontece a Mostra Nonni di São Paulo, exposição de fotos e de histórias de vida de cerca de uma centena de italianos e italianas que se estabeleceram no Estado de São Paulo, a partir de 1874.
A mostra está em cartaz, até o dia 29 de fevereiro, no Centro Adamastor, em Guarulhos. A exposição, itinerante, já passou por outras sete cidades paulistas, sempre acrescentando ao acervo histórias e imagens de italianos e de italianas que foram influentes e deixaram suas marcas culturais e econômicas na localidade onde a mostra esteja sendo apresentada.
No evento, em Guarulhos, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de famílias vindas da Itália que colaboraram para colocar o município em destaque no cenário nacional. Luigi Bauducco, Paolo Faccini, Attilio Trevisan são alguns exemplos de italianos estabelecidos em Guarulhos que fizeram história na cidade e no Brasil.
Em meio a imagens antigas e mais recentes, o público percorre a trajetória de vida de inúmeros personagens que escolheram o Estado de São Paulo como terra para viver e constituir suas famílias. Famosos ou não, muitos prosperaram em diversas atividades. Sobrenomes italianos permeiam hoje o mundo dos negócios, da agricultura, das artes, dos esportes, entre tantos outros segmentos, tornando-se referência em suas áreas.
Idealizada pelo jornalista italiano, também curador da mostra, Oliviero Pluviano, radicado há mais de 30 anos no Brasil, a exposição Nonni di São Paulo foi lançada na capital em 2020, com o apoio do Consulado Geral da Itália no Estado e patrocínio da Bauducco. Passou por Ribeirão Preto, Pedrinhas Paulista, Jundiaí, Campinas, Santos, Espírito Santo do Pinhal e, agora, está em Guarulhos. Ainda sem data definida, no segundo semestre, a mostra deve percorrer outras cidades paulistas e ser exibida também em Gênova, na Itália.
Cada um com sua história de vida na Itália e no Brasil ao longo de um século e meio, esses personagens, alguns ainda vivos, e muitos descendentes, ajudam a perpetuar, junto às novas gerações, suas ricas histórias de vida e a compreender a importância da chegada de colonos italianos a São Paulo para a cultura e a pujança do Estado economicamente mais importante do País.
O Brasil é uma das maiores comunidades de descendentes de italianos no mundo. Estima-se que esse número chegue a cerca de 32 milhões de pessoas, além de aproximadamente 730 mil cidadãos italianos.
Serviço:
MOSTRA NONNI DI SÃO PAULO
Quando: até 29 de fevereiro
Onde: Centro Municipal de Educação Adamastor
Horário: das 9h às 22h (todos os dias)
Endereço: av. Monteiro Lobato, 734 – Bairro Macedo - Guarulhos (SP)
Entrada: grátis
Curadoria: Oliviero Pluviano
Patrocínio: Bauducco
Apoios: Consulado Geral da Itália em São Paulo e Prefeitura Municipal de Guarulhos