O Viasoft Experience Centro de Eventos sediou na semana passada em Curitiba, nos dias 7 e 8 de março respectivamente, o maior evento do trade turístico do Paraná. Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), a Expo Turismo Paraná realizou cinco rodadas de negócios que possibilitaram mais de 460 encontros nos dois dias, além de programação de pitches (com apresentações do Sesc e Senac) e área de exposição para produtos turísticos de experiência.
As rodadas de negócios proporcionaram o atendimento direto de 90 empresas, além de encontros entre operadores de turismo e empreendedores de dentro e fora do Paraná, com potencial de compras estimado em mais de 3 milhões. Além de público qualificado, o evento reuniu expositores que representam as melhores marcas do mercado de turismo.
Uma das experiências turísticas apresentadas no evento foi o Parque Histórico de Carambeí, iniciativa que preserva a cultura de imigração holandesa na região dos Campos Gerais. O historiador Lucas Kugler estava presente no estande, vestido à caráter, como pastor holandês.
Parque de Carambeí e turismo religioso em Juranda
O Parque Histórico de Carambeí é o maior museu a céu aberto do Brasil, com a oportunidade de vivenciar a cultura holandesa tal como era no século 19, quando os imigrantes chegaram. É como se um museu ganhasse vida, e o turista vivesse uma aula de holandês na escola, ou fosse em um culto celebrado por um pastor de 200 anos atrás.
No turismo religioso o destaque ficou por conta da cidade de Juranda, que teve intensa visita do seu estande divulgando o enorme potencial turístico da ainda pequena cidade, que oferece turismo rural, ecológico e tem um grande apelo no turismo religioso e será uma grande potência para o turismo do Paraná e para toda a região sul do Brasil. A cidade de Juranda busca sensibilizar investidores nas áreas de hotelaria, turismo e serviços. A médio prazo o município de pouco mais de 7.500 habitantes espera estar recebendo em média 40 mil romeiros. Nessa localidade se vivencia o Milagre da cura do Menino Lucas, após ter sofrido um grave acidente em sua residência. Foram atribuídos a esse milagre Santo Francisco Marto e Santa Jacinta Marto.
“O setor está aquecido, o Paraná vive um momento único de incentivo ao turismo, com um trabalho conjunto das principais lideranças públicas e privadas relacionadas ao setor para melhoria do ambiente de negócios no turismo. Observamos essa alta procura nos dois dias de evento, tanto em nosso estande, quanto no público que passou pela Expo Turismo como um todo. Fortalecemos o ambiente de networking e negócios com muitas reuniões, pitches, degustações e atendimento de técnicos das entidades”, diz o diretor da Domus Viagens, Pedro Kempe, que se mostrou otimista com os resultados da feira. “Aproximar as atrações turísticas do Paraná a um público alvo fiel e comprador, e ao mesmo tempo divulgar nossos produtos para o agente de viagens de todo o Brasil foi uma grande oportunidade”, afirma o executivo.
Outro destaque do evento foi o estande da BWT Operadora, que nesse ano fez um mega treinamento com agentes de viagens de todo o Brasil, que foram recebidos para uma capacitação completa nos atrativos turísticos próximos a Curitiba, como o litoral do Paraná, a Ilha do Mel, Ponta Grossa e seus atrativos naturais e ecológicos, além de visitarem os novos atrativos da capital paranaense.