O TemporadaLivre tem mais de 11 mil imóveis no País e é uma plataforma que oferece serviços em português e sem o pagamento de comissões.
O Airbnb abriu caminho para o surgimento de sites e aplicativos que facilitam e barateiam a hospedagem de viajantes ao redor do planeta. O TemporadaLivre foi um deles. Fundado em 2011, o aplicativo oferece aluguel de imóveis no Brasil e no Exterior, com uma equipe 100% brasileira. A plataforma começou no litoral catarinense e, hoje, disponibiliza uma base de 11 mil casas, apartamentos, pousadas e chácaras no País, além de já ter iniciado a sua expansão para os Estados Unidos e para países da Europa e da América do Sul.
O site faz a aproximação entre anunciantes dos imóveis e viajantes, que negociam diretamente, sem a cobrança de comissões. “Com isso, há mais liberdade. O proprietário do imóvel pode analisar com muito cuidado o perfil do turista e conversar livremente com ele antes de decidir alugar. Já o turista consegue um valor mais em conta do que os de outros portais, pois não paga comissão para o TemporadaLivre”, conta Aurélio Pazinatto, gerente de projetos do portal.
Segundo ele, a segurança da plataforma é garantida por um processo antifraude, que examina criteriosamente cada anunciante antes que os seus imóveis possam ser listados no aplicativo. “Nós prezamos pela qualidade do nosso catálogo e pela segurança das negociações para os turistas, e não pela quantidade de imóveis cadastrados e alugados a qualquer preço”, diz Pazinatto.
O gerente de projetos do TemporadaLivre explica que o atendimento do portal é feito em português, o que é um de seus diferenciais, já que o usuário para alugar ou oferecer o seu imóvel no Brasil e Exterior não precisa falar inglês ou espanhol nem contatar alguém de fora do País, como algumas plataformas exigem.
Atento ao crescimento da demanda nos países vizinhos, a meta é aumentar a base latino-americana. “Constatamos uma crescente demanda por destinos da América do Sul, pela proximidade e os pelos preços mais acessíveis”, informa Pazinatto. Já no Brasil, a procura por casas é maior em cidades do litoral paulista, Rio de Janeiro e Nordeste.
Para atrair anunciantes, a plataforma aposta no atendimento diferenciado do serviço. “O nosso termômetro diário é a satisfação dos anunciantes e dos viajantes. Dentro da plataforma há a possibilidade de o usuário dar uma nota de 0 a 10 pelo serviço utilizado. É muito gratificante ver que esses oito anos de trabalho fizeram com que, atualmente, o portal seja adorado pelos viajantes e anunciantes”, orgulha-se Ítalo Silva, gerente comercial do TemporadaLivre.
Metas futuras
No final de 2018, os idealizadores lançaram o aplicativo em duas versões diferentes. Uma é direcionada ao turista, que consegue filtrar as buscas, e outra para o proprietário do imóvel, que cadastra e edita seus anúncios, recebe notificações e responde com facilidade aos interessados. Ambas estão disponíveis tanto para iPhone quanto para Android.
Embora não divulgue números absolutos, o portal comemora mais um ano de crescimento em ritmo acelerado em 2019. “Estamos ultrapassando 60% de crescimento em tráfego e faturamento, em relação a 2018. O site também investe pesado em marketing digital, o que é vantajoso em termos de visualizações para os anunciantes, que aparecem nos primeiros resultados do Google”, acrescenta Silva.