A capital alemã guarda um dos mais icônicos tesouros da humanidade: o Portão de Brandemburgo, lugar que até 1989 separava a Alemanha Ocidental da Oriental e que hoje recebe milhões de pessoas de todo o planeta para festejar a entrada do Ano Novo.
O Portão de Brandenburgo é um dos marcos históricos mais emblemáticos da capital alemã. O lugar que antes representava a fronteira interna da separação da cidade Oriental (socialista) da Ocidental (capitalista), após a queda do muro de Berlim em novembro de 1989, tornou-se um símbolo da unificação do país germânico. Passados três décadas desde a sua inauguração em 22 de dezembro, é nesse endereço que os berlinenses e os turistas do mundo todo celebraram a chegada do Ano Novo.
Na capital alemã, não há um lugar melhor do que o Portão de Brandemburgo para comemorar a passagem de mais um ano, brindando a entrada do próximo ao lado de pessoas que desejam a paz e querem dar as boas-vindas ao novo ano.
Considerado um dos melhores do mundo, mesmo com o frio abaixo de zero e a neve, o Réveillon na Alemanha é sempre vibrante e animado. Merece mesmo ser conhecido. Se você estiver por lá, agasalhe-se bem e aproveite!
À meia-noite
A festa ao ar livre em Berlim começa na véspera de Ano Novo e se estende do Portão de Brandenburgo até a Coluna da Vitória, onde a Strasse des 17. Juni se transforma em uma passarela de quase 2 km de extensão. Todos os anos aproximadamente um milhão de visitantes ali se despedem do ano velho e festejam a chegada do Ano Novo.
Este mês de dezembro não é uma exceção. Por isso, os organizadores da iniciativa programaram um diversificado calendário de eventos para as pessoas se despedirem das últimas horas de 2019, renovando juntas a alegria, a esperança e a fé no futuro. Shows musicais e com bandas e DJs são algumas das atrações deste Réveillon em Berlim.
A programação começa com a contagem regressiva conjunta para o Ano Novo, que é brindado com mais de dez minutos de exibição de uma queima de coloridos fogos de artifício e de um impressionante show de laser à meia-noite, com direito a transmissão ao vivo em cadeia nacional.
Somente depois disso é que começam os espetáculos de música ao vivo com artistas e com as bandas no palco em frente ao Portão de Brandemburgo. E, para que todo mundo possa acompanhar e se divertir na festa, as gigantescas telas de LED distribuídas ao longo de todo o trecho da pista reproduzem as apresentações, transformando o lugar em uma efervescente discoteca, onde os presentes podem dançar até o raiar do dia.
Para quem não tem medo, a roda gigante é uma opção, permitindo que quem embarcar nessa de aventura possa experimente a véspera de Ano Novo em alturas estonteantes enquanto admira vistas fantásticas sobre o Parque Tiergarten.
Dicas úteis
A festa de fim de ano abre suas portas no dia 31 de dezembro às 14h, mas só termina às 3h da manhã do dia 1º de janeiro. O ideal é você chegar ao Portão de Brandemburgo, no máximo, até às 19h, horário oficial de início da festividade. Como é gratuito e costuma ficar superlotado, os portões de acesso ao evento são fechados quando o limite um certo número de pessoas no local é atingido.
Também é bom saber que por questões de segurança, o controle de entrada das pessoas é rigoroso – fogos de artifício, garrafas e objetos pontiagudos, além de mochilas, sacolas e malas não são permitidos. Por todos esses motivos, vale a pena chegar à festa com calma e com algumas horas de antecedência, evitando frustrações e aborrecimentos.
Como o tráfego é restrito, você terá de utilizar o transporte público para chegar até o Portão de Brandemburgo. Você consegue facilmente entrar em qualquer umas das seis entradas de segurança do evento por U-Bahn ou S-Bahn: Bellevue, Tiergarten, Potsdamer Platz e Friedrichstrasse estão localizadas perto da Strasse des 17. Juni e garantem a sua entrada sem problemas.
Se pretende amanhecer para curtir todas as atrações do Réveillon e, durante a festa, sentir fome, você pode comprar salsichas, salsichões, carne de porco com chucrute,pães, glühwein (quentão de vinho), vinhos espumantes, cerveja e outras especialidades doces e salgadas típicas da gastronomia alemã nas barracas ao ar livre que se espalham ao longo do Portão de Brandemburgo. Bom apetite. E uma excelente virada. Tim-tim!
SERVIÇO
Informações: www.silvester-in-berlin.de
Fotos: Visit Berlim, Pixabay e Commons Wikipedia