style="font-family: Roboto, RobotoDraft, Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: small; background-color: rgb(255, 255, 255); text-align: justify;">
O prefeito Otávio Souza decretou estado de emergência logo no início de março e estabeleceu diversas medidas para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus no município. Inicialmente, foi permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais, como farmácias, supermercados, açougues e padaria.
No entanto, todos os moradores receberam visitas da equipe de saúde do município e foram orientados sobre distanciamento social e higienização. Além disso, foram instaladas barreiras sanitárias nas entradas da cidade e, em parceria com o setor empresarial local, foi realizada a higienização de todas as vias públicas.
Na segunda quinzena de abril, o prefeito reabriu os demais serviços e setor de alimentos e bebidas, com normas de distanciamento e número limitado de pessoas nos ambientes, variando para cada segmento e área do estabelecimento, tendo os prestadores de serviços e empreendimentos recebido orientações acerca dos protocolos de atendimento e higienização dos ambientes.
Com todo esse cuidado, o controle epidemiológico de Munhoz tem sido bem sucedido, estando até o momento com apenas dez casos confirmados, sendo que três casos deles já receberam alta médica. O município não registrou nenhum óbito.
Mas, mesmo em meio a toda essa situação, o prefeito da cidade mineira tem investindo na infraestrutura local, a fim de preparar o município para a retomada da economia pós-pandemia. Prova disso é a pavimentação da Estrada Ribeirão Fundo, que sempre foi uma necessidade local de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
O bairro Ribeirão Fundo e demais bairros no entorno são áreas rurais de Munhoz, onde vivem aproximadamente duas mil pessoas, o equivalente a um terço da população do município. Esses bairros ficam distantes da área urbana da cidade –aproximadamente de 12 a 18 km – e o acesso é feito por estrada de terra, o que dificulta muito o escoamento dos produtos agropecuários e o acesso da população aos mais variados serviços essenciais, como saúde, educação, lazer.
Outra dificuldade gerada pelo acesso exclusivo pela estrada de terra é o desenvolvimento turístico do bairro Ribeirão Fundo e entorno, uma vez que a área do município concentra uma grande quantidade de atrativos naturais, como cavernas, cachoeiras, pedras para escalada e rapel.
A obra de pavimentação já é uma realidade e um marco na história de Munhoz, possibilitando o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população da cidade. Atualmente, o único setor que continua paralisado no município é o segmento de Turismo, e a previsão é que abertura seja gradativa entre a segunda quinzena de julho e primeira quinzena de agosto, seguindo os protocolos de segurança na hotelaria estabelecidos pela Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais.
Até lá, aproximadamente 80% da obra de pavimentação da Estrada do Ribeirão Fundo estará concluída. Portanto, os turistas que visitarem Munhoz logo no início de sua retomada ao turismo irão se surpreender com a facilidade de acesso aos atrativos locais.
SERVIÇO
Prefeitura de Munhoz – munhoz.mg.gov.br
Portal do Turismo – minasgerais.com.br/pt/destinos/munhoz