Ilhabela pode ter em breve um novo atrativo turístico. O projeto em questão, já discutido em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela (Comtur) , prevê a concepção de uma ciclotrilha, para ciclistas e pedestres, que vai interligar as principais trilhas já existentes na ilha em um percurso único de 51 km do Jabaquara até a Ponta da Sepituba.
O projeto, que ainda está em concepção, será acompanhado por um grupo técnico e agora segue para ser discutido e transformado em projeto executivo. Além de possibilitar a realização de atividades na natureza, a proposta tem ainda um caráter ecológico, já que a ciclotrilha vai criar uma delimitação física entre a área urbana e o Parque Estadual de Ilhabela.
Dessa forma “todos serão protetores do parque, deixando mais fácil identificar qualquer tipo de invasão ou intervenção não autorizada na região de parque estadual”, afirma Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município.
O novo atrativo do destino será feito com impacto mínimo ao meio ambiente e investimento baixíssimo, respeitando os princípios da sustentabilidade. A trilha será de terra batida, com dois metros de largura entre as árvores e placas de sinalização e elementos de apoio feitos em madeira.
A ciclovia intertrilhas vai proporcionar passeios ciclísticos, competições de variadas modalidades, caminhadas e birdwatching, além de valorizar o interior de Ilhabela e o ecoturismo.