Gosta de lembrar da infância e viajar de trem? E percorrer trilhos para conhecer as cidades de um país, com luxo e conforto? Pois, os roteiros da Rovos Rail permitem que tudo isso aconteça. A empresa sul-africana disponibiliza tours ferroviários com duração de dois a 15 dias, a maioria deles interligando as cidades da África do Sul. Mas há outros que ligam o país a outros pertencentes ao Continente Africano.
Herança dos tempos de colonização inglesa no país, as ferrovias e os trens sul-africanos são rápidos e modernos. Os dois operados pela companhia Rovos Rail, por exemplo, têm 20 vagões originais, alguns deles foram construídos antes de 1920 e restaurados posteriormente, preservando o glamour das primeiras décadas do século 20. Para reviver esses dias, são exigidos trajes formais durante a noite – os homens têm de usar terno e gravata.
A bordo, também não há tevê, rádio e internet. Em compensação, os trens com capacidade para transportar 72 passageiros possuem apenas 36 suítes, distribuídas em três categorias: Pullman (7 m2), Deluxe (10 m2) e Royal (16 m2). Além do quarto com banheiro privativo e ducha, elas estão equipadas com frigobar, ar-condicionado e cofre. Já o vagão restaurante ostenta decoração em estilo vitoriano. É nele que você vai saborear o café da manhã, o almoço e o jantar.
Com menu diversificado, os pratos do restaurante são servidos à francesa em louça de porcelana e toalhas de mesa bordadas. Podem ou não ser acompanhados pelos fantásticos vinhos sul-africanos, reconhecidos internacionalmente pela sua excelente qualidade. Mas é no último vagão que você vai poder admirar a estonteante beleza das paisagens sul-africanas, em constante revezamento: ora montanhas e savanas, ora praias azulzinhas e vinícolas. Ou ainda, pitorescos vilarejos intercalados por vibrantes paisagens urbanas.
O vagão tem amplas janelas e poltronas confortáveis. Ao lado dele, um outro espaço, o smoking lounge, é dedicado aos fumantes, enquanto o salão para não-fumantes funciona no centro do trem. Se você gostou da sugestão, chegou a hora de conhecer os roteiros da companhia. Victoria Falls e o Cape Town Journey são os mais concorridos. Com três noites, o primeiro inclui Pretória, a capital executiva e administrativa da África do Sul, e as Cataratas Vitória, além de um parque nacional e de uma reserva de safári.
Antes de embarcar em um dos roteiros, é bom saber que a África do Sul tem três capitais: além de Pretória, há ainda a Cidade do Cabo, a capital legislativa do país, e Bloemfontein, a judicial. De volta aos tours, o segundo tem duas noites de duração. O trajeto entre Pretória e a Cidade do Cabo dá direito à observação de imponentes cordilheiras e vinícolas de visual irretocável. Faz stops no histórico vilarejo vitoriano Matjiesfontein e em Kimberley, cidade famosa devido à exploração de diamantes – a África do Sul é uma das maiores produtoras mundiais da valiosa pedra.
Há, ainda, o roteiro Durban Safari. Com três dias de duração, segue de Pretória rumo à cinematográfica cidade de Durban, banhada pelo Oceano Índico. Se quiser percorrer trilhos por mais tempo, as opções são os tours Golf Safari (nove dias e com saída e chegada a Pretória), African Collage (atravessa parte da África do Sul em dez dias) e Namíbia Safari. Com nove dias de duração, este último parte de Pretória com destino a Walvis Bay, na Namíbia.
Se o seu negócio é ir bem além das fronteiras sul-africanas, a dica é o roteiro Dar es Salaam. Com 15 dias de duração, a viagem de trem deste tour da Rovos Rail vai te conduzir a cênicas paisagens de cinco países do Continente Africano: África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Zâmbia e Tanzânia. Independentemente de sua escolha, aproveite e curta muito este lindo e exótico continente. A experiência é mágica, garanto!
SERVIÇO
Informações: Lufthansacc.com, link https://lufthansacc.com/pacotes-de-viagem/destino/africa/africa-do-sul/?_sft_data=agosto2018
TT Operadora: ttoperadora.com.br