Nessa retomada do turismo, os destinos regionais e de natureza vêm se destacando entre os mais desejados pelos brasileiros. E Monte Verde, a charmosa vila mineira situada a 170 quilômetros da capital paulista, surge como refúgio perfeito para curtir o restante do Outono.
Conhecido por suas baixas temperaturas, propícias para curtir o clima de romance a dois a beira de uma lareira, ou para observar as geadas que enfeitam as paisagens em trilhas para toda a família, o distrito de Camanducaia apresenta diversas atrações para todos os tipos de público.
Nessa temporada de Outono e pós-abertura, as pousadas e estabelecimentos turísticos da região estão trabalhando com toda a segurança e protocolos de saúde necessários – incluindo a redução da capacidade, que atualmente está em 60% –, para atender aqueles que anseiam por dias em meio à natureza para relaxar após esse longo período de isolamento social.
Vale lembrar que, aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito. Confira seis atrações imperdíveis no destino:
Fazenda Radical
Um convite a sair da rotina em meio ao verde da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Radical oferece atrações para a família inteira, desde atividades como arvorismo, cavalgada e arco e flecha até opções mais radicais, como tirolesa – a maior do distrito, com 1.050 metros de extensão –, passeio de quadriciclo e parede de escalada. Nesta retomada, o espaço segue funcionando todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Todas as atividades podem ser adquiridas pelo site e não exigem agendamento, com exceção do quadriciclo.
Trilha da Pedra Redonda
Passeio mais visitado de Monte Verde, a Trilha da Pedra Redonda, que fica dentro do parque Verner Grinberg, foi reaberta ao público em meados de junho. Contando com um mirante no meio e baixo grau de dificuldade em relação às demais da região, a trilha reabre com restrições e regras específicas. Funcionando, a princípio, apenas às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30, com quatro passeios diários intervalados em 15 minutos. Além disso, o acesso à trilha só é permitindo com a contratação de agência de passeio.
Parque Oschin
Com natureza exuberante, o Parque Oschin é outra opção de turismo de natureza em Monte Verde. Construído em uma reserva florestal particular, o local oferece atrativos como: o Caminho das Hortênsias, com gigantes araucárias e xaxins centenários, Cascata da Olívia, Gruta do Ian, Lago da Nalu e playgrounds com brinquedões que vão garantir a diversão da criançada. É uma ótima oportunidade para fotografar uma das maiores reservas de Araucárias da Mantiqueira. Confira os patos e gansos do lago, tome um café ou chocolate quente e participe da sapecada.
Bar de Gelo
Se a ideia é curtir o frio em Monte Verde, nada melhor do que visitar o Ice Bar e ter a oportunidade de tomar um drinque a -15ºC. O local, todo feito de gelo, já chama a atenção por si só, rendendo boas fotos em um clima congelante. O Ice Bar foi reaberto em recentemente e segue tomando todas as medidas de segurança para receber os visitantes.
Avenida Monte Verde
Reunindo as principais opções gastronômicas e de compras de Monte Verde, a avenida principal, que leva o nome do distrito, é cenário do roteiro tanto durante o dia, quanto à noite. Seja para registrar as baixas temperaturas no termômetro local, comprar os produtos típicos nas lojinhas das galerias ou se deliciar com as iguarias da vila. Aproveite para conhecer o Restaurante O Alquimista, que está funcionando há a apenas quatro meses e já é líder absoluto no TripAdvisor.
O endereço conta com um novo atrativo que fica por conta da decoração: a pintura bauer. O projeto realizado pelas mãos dos artesãos locais começou pelos bancos da avenida principal, que ganharam contornos e cores típicos da técnica, que significa “Pintura de Camponês” e é original da Alemanha. Visite as obras de Manuella Osterne, a filha e precursora da obra deixada por sua mãe, Maria Carmem Osterne, falecida recentemente.
Vale ainda visitar as pinturas de Sônia Nogueira, da Artecasa, e também os trabalhos criativos do Espaço Bauer Atelier, da competente Cristina Camargo. Um pouco mais distante do centro, aventure-se no ateliê de Paula Bars. Visite a cafeteria anexa a pousada das Hortênsias Boutique.
Termine o seu roteiro na Rua da Mantiqueira, conhecendo as pinturas e geleias exclusivas da artista Nilce Martins, um espaço delicado e com peças lindíssimas.
Rota dos chocolates
Se a ideia é esquentar o corpo com bastante energia, a Rota dos Chocolates é sem dúvida nenhuma uma das maiores delícias do Distrito. Vale visitar a Chocomel, bem no centrinho da cidade. A Saborearte é um local descolado para um delicioso café ou chocolate quente. Experimente também os deliciosos bolos. Um dos destaques da casa é o saboroso Banoffee. Outra parada imperdível é a Chocolateria Monte Verde, mais de 40 itens com fabricação própria. Visite a loja de fábrica na Avenida Sol Nascente e assista a produção completa.
Onde ficar
Pousada Jardim da Mantiqueira: Em estilo minimalista, com a vantagem de estar a menos de 400 metros da principal avenida do distrito. A pousada reúne chalés com vista espetacular de um imenso bosque de araucárias. Boulevard com fonte, café da manhã totalmente artesanal e suítes com hidromassagem charmosas esperam pelos visitantes. Confira também o jardim colorido que circunda toda a área externa da pousada. A Jardim da Mantiqueira tem uma das melhores avaliações dos turistas que visitam o distrito. Informações: (35) 3438-1912 - www.jardimdamantiqueira.com.br