Carinhosamente apelidada de “Chão Caipira”, a Estância Turística de Paraibuna é uma boa opção de local para praticar esportes de aventura no Estado de São Paulo. Cercada por uma admirável natureza composta por rios, montanhas e represa, fica a pouco mais de 120 quilômetros da capital paulista e tem fácil acesso pelas rodovias Tamoios, Carvalho Pinto e Dutra.
A cidade possui charmosas construções históricas da época colonial bem preservadas, e tem pontos turísticos como a Igreja do Rosário, o Instituto Santo Antônio, o Mirante do Cruzeiro com o Cristo Redentor e a Fonte Luminosa.
Pensando em fomentar o ecoturismo, a agência Paraibuna Vertical Eco Aventuras, comandada por Paulo Diego, oferece atividades como rapel, escalada, off road (trilhas de jipe), trekking, caiaque de passeio (individual e coletivo) e camping.
Para atender a demanda de praticantes de escalada e rapel, pontos como a Falésia dos Remédios (Bairro dos Remédios), a Falésia da Boca e Falésia do Espírito Santo (Bairro do Espírito Santo), a Falésia Chove não Molha (Bairro do Pinhal), e Bloco das Aranhas (região no Bairro do Espírito Santo) são utilizados.
Os passeios de jipe permitem conhecer a paisagem e pontos turísticos da região, passando por cenários deslumbrantes, com muito contato com a natureza e uma introdução ao turismo rural.
Com características naturais favoráveis, o Brasil tem condições para se destacar no turismo de aventura e ecoturismo mundial e dessa forma desenvolver as regiões que possuem localização privilegiada, infraestrutura turística e moradores capacitados para lidar com a demanda. O desenvolvimento do turismo de aventura e do turismo rural contribui positivamente para a economia das pequenas cidades.