A pequena cidade considerada “pérola da Mantiqueira”, incrustrada entre as cidades de Paraisópolis (MG), São Bento do Sapucaí (SP) e Camanducaia (SP), tem em seu relevo montanhas altas e vales profundos, com grandes rochas, muitos córregos, ribeirões e cachoeiras, que atraem turistas o ano inteiro.
Pousadas cheias de charme se espalham nas montanhas, proporcionando aos hóspedes uma paisagem com muito verde e enormes araucárias, que recebem pássaros cantadores de todos os tamanhos pela manhã e ao final da tarde.
É possível desbravar a cidade à bordo de um 4x4 com roteiros que vão desde visita ao distrito de São Sebastião das Três Orelhas, com casa de pau a pique centenária e alambique caipira, a visita ao topo de montanhas com vistas de cartão postal, a contemplação do por do sol ou do céu estrelado onde é possível ver a Via Láctea e seu mar de estrelas.
Muitos são os caminhos possíveis a percorrer para quem está disposto a fazer caminhadas, que podem ter a duração de duas a três horas ou dia inteiro. Por trilhas chega-se ao topo de rochas como Pedra Grande, Pedra Bonita, Pedras Chanfrada, do Cruzeiro e do Forno, sendo comum encontrar animais silvestre como o lobo guará, gato mourisco, lebrão, tapiti e outros.
Nos ateliês de decoração a assinatura do artesanato mineiro, onde facilmente são encontradas peças em madeira, ferro, fibras naturais, bambu, pachtwork, tear, bordado e cerâmica de utilitários, e como “coisa de Minas” enche os olhos e a barriga, doces, compotas, queijos e cachaça artesanal podem ser comprados nas lojas e em algumas propriedades rurais.
Perto de São Paulo (200 Km) e bem próximo de Campos de Jordão (52 Km), Gonçalves é uma ótima opção de destino para quem busca natureza e aventura.