Vídeos em Realidade Virtual 360º oferecem passeios à reserva paulista, com “caminhadas” em meio à Mata Atlântica e canoagem no Rio Itatinga.
Enquanto a vida não retorna à normalidade, o Instituto Ecofuturo oferece uma alternativa para quem está com saudade do contato com a natureza: passeios virtuais no Parque das Neblinas. Com quase sete mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o parque está localizado em Mogi das Cruzes e Bertioga, ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar, no Estado de São Paulo. Na reserva são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, participação comunitária e manejo e restauração florestal. Mais de 50 mil pessoas já visitaram o parque, que está temporariamente fechado devido à pandemia do coronavírus.
Pelo canal do Ecofuturo no Youtube é possível caminhar por trilhas no parque, observando a biodiversidade, como palmeiras-juçara, andar por passarelas suspensas e conhecer uma cachoeira. Você pode ainda contemplar o mirante, dar uma volta pelo centro de visitantes e até experimentar a canoagem no Rio Itatinga. Tudo isso por meio de vídeos com tecnologia de Realidade Virtual 360º, que proporcionam a sensação de profundidade e diferentes ângulos. É como se você estivesse no lugar e olhasse ao redor.
No canal também há vídeos que mostram os animais que habitam (ou transitam) pela reserva, como a onça-parda, a anta e o veado. São flagrantes registrados pelas câmeras trap - armadilhas fotográficas, instaladas na área. E para curtir uma boa sinfonia há playlists com sons de aves e de outros animais do parque e da RPPN Botujuru, outra reserva também gerenciada pelo Ecofuturo.
SERVIÇO
Sobre o Instituto Ecofuturo: Fundada em 1999, a organização sem fins lucrativos contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de cem bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, na qual são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, além de participação comunitária.
Mantido pela Suzano, atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo no site www.ecofuturo.org.br, e acompanhe as novidades também nas redes sociais:
www.facebook.com/InstitutoEcofuturo
www.youtube.com/institutoecofuturo
www.instagram.com/ecofuturo.