O Hotel Fazenda Foz do Marinheiro - que acabou de completar 20 anos de atividade - é um dos mais tradicionais empreendimentos hoteleiros do interior de São Paulo. Localizado na região de São José do Rio Preto, oferece agenda intensa de atividades aos hóspedes, além de estrutura para várias práticas.
Após seis meses e meio fechado pela pandemia de coronavírus, o hotel ganha o status de Eco Resort e deixa de lado a terminologia Fazenda, para se reposicionar perante o público consumidor.
A empresária e criadora do hotel de Cardoso, Valéria Foz, afirma que os visitantes têm um verdadeiro balneário de praias de água doce, localizado a uma hora e meia de São José do Rio Preto, e que tem nas cidades de Mirassol e Votuporanga seus vizinhos mais próximos. Num bate-papo descontraído, Valéria apresenta toda a mudança que está passando o hotel para tornar-se um dos mais completos eco resorts do Brasil.
“Nosso foco está no turismo consciente, ecológico, de família, e no turismo do relax, proporcionando uma experiência totalmente nova e cultural as crianças e Iko e a convivência com seus pais. Sem dúvida, a principal mudança será um serviço mais refinado para um hóspede mais consciente”, afirma.
Margeado pela bela e limpíssima represa de Água Vermelha, o Foz do Marinheiro tem, ao mesmo tempo, a pegada dos hotéis do Pantanal e as relaxantes atrações da fazenda, além de possuir praias e esportes náuticos, em um clima tropical e ecológico.
A equipe de monitores e funcionários passou por rigorosos treinamentos para lidar com as necessidades dos hóspedes e está totalmente preparada para oferecer às crianças e à família uma agenda repleta de entretenimento, com segurança, tranquilidade e muito contato com a natureza, com a fauna e a flora.
A fazendinha - Os turistas podem levantar-se bem cedo, pois como em todo espaço rural que se preze tem ordenha. As vacas ficam na fazendinha, em uma área bem organizada e dedicada aos animais típicos de propriedades do interior, onde é possível ter contato e interagir com os bichinhos.
A ordenha acontece no curral, por volta das 7 horas, com todos os hóspedes interessados e o leite, naturalmente morno e extremamente fresco, pode ser degustado puro, com chocolate ou conhaque para dar coragem. O leite é produzido em grande quantidade e dele se fazem muitos dos alimentos servidos no restaurante da fazenda.
Mas, além do gado, ainda existem muitos outros animais como cabras, coelhos, galinhas, perus, codornas e até pavões, entre outros. Pela manhã, os visitantes, principalmente as crianças, têm acesso aos ninhos, às chocadeiras e aos tratos prestados pelos funcionários da fazenda aos bichinhos.
“A fauna e a flora são nossas maiores alegrias. Temos aqui tucanos, araras, tamanduás e pássaros de diversas espécies. Apesar de termos a nossa fazendinha, onde as crianças alimentam os animais e têm a experiência da vida real, nossa ideia é de contemplação a essa rica biodiversidade”, completa a empresária.
Os passeios - Para conhecer melhor a extensa propriedade, pode-se passear de cavalo ou andar de trenzinho. Além disso, uma das atividades diárias do lugar é a caminhada. Os monitores encorajam a todos ao alongamento e, depois, todos saem em direção a uma avenida de mangueiras que conduz a uma trilha curta, com mata mais fechada.
Caminhar na borda do Rio Marinheiro pode ser inspirador, pela calma da ampla visão das águas e pastos vizinhos. O silêncio só é quebrado pelo alerta dos quero-quero, ou pela revoada de outras tantas espécies que frequentam a região.
As piscinas - A área da piscina pode ser aproveitada em qualquer hora do dia. Pela manhã, o sol nasce em frente ao deck do outro lado do Rio Marinheiro. Durante o dia, a piscina grande e a de biribol convidam para mergulhar e ficar ao sol. Já pela tarde a dica é assistir as luzes da casa sede se acenderem, assim como os garrafões da paineira em frente ao bar. tomando um drinque. No Foz do Marinheiro ficar na piscina pode ser muito interessante e relaxante.
Práticas Esportivas - Os hóspedes podem utilizar a academia instalada em um rústico espaço de madeira em meio às suítes. Os mais radicais também têm à disposição uma parede de escalada com circuito de arvorismo e tirolesa.
Campo gramado de futebol e quadra de vôlei de praia completam parte das opções de práticas esportivas. Já o caiaque e a pesca são atividades realizadas à parte.
As refeições são muitas vezes as principais atividades da família e no eco resort Foz do Marinheiro o visitante se hospeda em regime de meia pensão, café da manhã e jantar. Portanto, são duas refeições diárias. A comida, com influência da cozinha regional, não decepciona e apresenta receitas variadas, incluindo inúmeros doces, saladas e frutas.
Outra novidade é um mercado com produtos regionais que será inaugurado e que venderá de chinelos e camisetas, a doces, e queijos. Será reativado o conceito de mercearia, além de um completo coffee shop. O hóspede poderá escolher almoçar o cardápio a la carte ou comprar a sua própria comida.
Para descansar, as varandas das suítes, cafezinho, licores, drinques, sucos e um pôr do sol de tirar o fôlego.
SERVIÇO
Eco Resort Foz do Marinheiro: Rodovia Vicinal Jose de Abreu, km 12 Cardoso (SP), tel. (17) 3466-6133, site
www.fozdomarinheiro.com.br, reservas@fozdomarinheiro.com.br ou diretamente pelo instagram.