A informação foi divulgada em publicação do Ministério do Turismo e confirma a tendência de crescimento dos dois segmentos.
A procura pelo turismo cultural e de natureza e pelo turismo de ecoturismo e de aventura pelos turistas do Exterior que desembarcaram no Brasil em 2019 apresentou o maior índice de crescimento os últimos cinco anos. Divulgado na publicação Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, o estudo foi realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
De acordo com o levantamento, os turismos de cultura e natureza e de ecoturismo e de aventura foram o motivo da viagem para 18,6% dos visitantes, enquanto o turismo cultural foi apontado como motivação para 13,4% dos entrevistados.
Os dados confirmam o crescimento dos dois segmentos de viagem no País tanto entre o público interno como também externo. Segundo o módulo sobre Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentada em agosto de 2020, cultura e turismo de natureza motivaram mais de 60% das viagens de lazer em 2019.
“A tendência é registrarmos um crescimento ainda mais significativo nos próximos anos em razão do cenário do turismo para o período pós-pandemia e o Brasil reúne todas as condições para se destacar no cenário internacional. Temos uma riqueza cultural sem igual e atrativos naturais de uma beleza ímpar. Afinal, somos o país mais bonito do mundo”, diz o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Segundo o levantamento da Pasta, os destinos mais visitados a lazer em 2019 foram Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). Para obter mais informações sobre o levantamento, acesse a Revista Dados e Informações (www.dadosefatos.turismo.gov.br/2016-02-04-11-54-03/demanda-tur%C3%ADstica-internacional.html).