O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, vai realizar, entre 6 e 8 de fevereiro, uma press trip com cinco jornalistas e influenciadores canadenses. Com o objetivo de promover a região no mercado canadense através de mídia qualificada, serão apresentados atrativos naturais, culturais e gastronômicos, assim como os fornecedores capacitados do segmento turístico, a ação tem parceria da Secretária de Turismo do Estado.
Segundo o secretário Vinicius Lummertz, a consolidação do Estado de São Paulo como um destino turístico internacional passa por uma maior presença em mercados com economia estabilizada – menos vulneráveis às oscilações econômicas, como o Canadá, onde pode ser feito um trabalho de longo prazo.
“Colabora ainda a dispensa do visto de entrada para canadenses, que consideramos um incentivo importante. Os Estados Unidos, por exemplo, são o segundo maior emissor de visitantes para o Brasil – e vem ganhando importância - enquanto que o Canada não faz parte do top ten.
Vale lembrar também a compreensão do trade canadense sobre a oportunidade de trabalhar os nossos destinos e isso aconteceu por meio da AirCanada, parceira nesta iniciativa de sucesso. A press trip, assim como a famtour com os operadores canadenses, faz parte de uma série de ações do Circuito Litoral Norte de São Paulo para promover o turismo regional de forma integrada e visa, principalmente, qualificar os produtos turísticos para atender às demandas nacionais e internacionais”, afirma Lummertz.
A região tem estratégica localização, a cerca de duas horas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, e oferece atrativos tropicais, históricos e culturais, que são o principal foco desse mercado emissor. Graças às três frequências semanais lançadas entre Montreal e São Paulo, recentemente, pela Air Canada, a logística para receber os turistas canadenses ficou ainda mais fácil e o Litoral Norte paulista surge como um dos principais destinos de interesse para esse público.
Para o presidente do consórcio turístico, Felipe Augusto, “esta é mais uma oportunidade de mostrar a um importante polo emissor de turistas que nossa região está pronta para recebê-los, com serviços e profissionais qualificados, produtos turísticos bem formatados além, é claro, das nossas belezas naturais, que surpreendem a todos. Nós, do Circuito Litoral Norte de São Paulo, esperamos que os formadores de opinião canadenses tenham uma excelente experiência nesta press trip e possam levar ótimas recomendações ao seu público”.
Entre os atrativos visitados pelos jornalistas estarão locais como: o Forte São João e a Tribo Rio Silveiras, em Bertioga; Barra do Sahy e Beco da Mulher Maravilha, em São Sebastião; o Centro Histórico; a Ilha das Cabras, em Ilhabela; o Mirante do Camaroeiro, em Caraguatatuba, e mais.
E, para apresentar a gastronomia local, com destaque para a cultura caiçara, os participantes da press trip poderão visitar restaurantes como o Índia das Ostras, em Bertioga; o Quiosque Canto do Rio, o Badauê, o Miolo, a Espetaria e o Santo Gole, em São Sebastião; o Atelier do Tonhão, em Ilhabela; e o Restaurante Guaruça, em Caraguatatuba, entre outros.
Contando com a presença de importantes empresários do trade local, a ação terá parceria do Hotel Itapemar e Pousada Toca da Praia, para hospedagem, Maresias Tur, como receptivo intermunicipal, e Da.Ma.Ta Ecoturismo e Abeco como receptivos locais.
De acordo com o secretário executivo, Gustavo Monteiro, a integração da estratégia e promoção de turismo promovida pelo Consórcio, tem levado o Litoral Norte a um patamar de destaque no turismo receptivo nacional.
“Essa organização e união entre os municípios vem desenvolvendo o produto junto ao trade local de forma profissional e promovendo a região turística como o grande lançamento de destino de praia no Brasil. Para a venda do destino, é necessária a garantia de conexão para a região e isso vem sendo trabalhado junto com a estratégia de modal de transportes do Estado com conexão aérea e soluções de acesso terrestres”, ressalta.
A press trip faz parte de uma série de ações do Circuito Litoral Norte de São Paulo para promover o turismo regional de forma integrada. Além da criação do Observatório de Turismo, que fornece dados para análise do comportamento do setor e aprimoramento de seu desenvolvimento na região, o consórcio vem realizando uma série de parcerias com a Secretária de Turismo do Estado, como a participação em importantes feiras nacionais e internacionais do segmento, assim como o desenvolvimento de uma nova marca para o turismo da região, visando reforçar seu posicionamento no mercado global.
Mais informações: circuitolitoralnorte.tur.br