A África é um continente conhecido pela sua variedade de animais silvestres em suas savanas, em seu território há muitas florestas equatoriais, sendo o deserto do Saara o seu principal deserto e maior do mundo em extensão.
Possui diversas riqueza naturais e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo, sendo um continente onde se pode encontrar diversos tipos de metais, destacando o ouro e o diamante da Africa do Sul, do Zaire e de Gana, que respondem pela maior parte da produção mundial.
É igualmente rica em fontes energéticas como petróleo e gás natural, explorados principalmente na Nigéria, no Gabão, na Líbia, na Argélia e no Egito.
Constituído por 54 países o continente Africa é o terceiro em extensão territorial do planeta. Representa 20% da área total de terra firme do globo terrestre, onde reside um sétimo da população mundial e centenas de tribos e etnias diferentes, sem contar a vasta pluralidade linguística.
A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África Central, a África Oriental e a África Meridional.
A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou Setentrional, formado pelos oito países da África do Norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou Subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.
Na África existem quatros tipos climáticos. São eles: equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo.
O litoral do continente não apresenta penínsulas. Em relação à sua posição geográfica, o continente está situado quase que totalmente no Oriente.