Próximo ao centro da capital da República Dominicana, parque guarda em suas entranhas um precioso tesouro oferecido pela natureza.
Santo Domingo é uma fascinante caixinha de surpresas: a poucos minutos do centro, a capital dominicana “esconde” uma delas: o Parque Natural Los Tres Ojos, um conjunto de cavernas que abriga lagos azulzinhos. Abraçado pela vegetação nativa, foi descoberto em 1916, é mantido pelo governo do país e oferece boa estrutura para quem pretende desvendá-lo – possui trilhas pavimentadas e lanchonetes. Porém, a sua melhor riqueza está no subsolo, onde ficam os lagos naturais Azufre, Las Damas, La Nevera e Los Zaramagullones.
Com quatro metros de profundidade, o Lago de Azufre tem águas transparentes. A tradução de seu nome é lago de enxofre. Foi assim batizado pelos os primeiros exploradores devido à substância branca que se encontra em seu fundo. Porém, não existe enxofre algum nele, apenas cálcio e outros minerais, conforme demonstraram posteriormente alguns estudos científicos. O lago fica logo na entrada do parque. Para conhecê-lo, só é preciso descer a escada principal.
O Las Damas recebeu esse nome porque é mais rasinho (tem aproximadamente 2,5 metros de profundidade) e era nele que as mulheres e as crianças que se banhavam. Hoje, é proibido nadar em qualquer um dos lagos do parque. Já o La Nevera, com cerca de cinco metros de profundidade, é o maior e o mais frio dos lagos. Como não recebe luz solar, também é chamado de frigorífico.
No fundo da caverna que o aninha é possível ver raios de luz que brincam pela rocha. A claridade vem do quarto lago, o Los Zaramagullones, nome dado em função de uma espécie de pato que vive no lugar. O acesso até ele é feito somente com barca. Com mais de seis metros de profundidade, esse é o único lago que fica ar livre.
Os paredões que envolvem o Zaramagullones têm mais de 220 metros de circunferência e estão cobertos pela mata nativa preservada. Independentemente do tamanho ou da profundidade, os lagos, com suas tonalidades de azul, são de uma beleza indescritível. Acredite, vale muito a pena conhecer!
SERVIÇO
Parque Nacional Tres Ojos: Calle Marginal Las Americas, Santo Domingo Este 11.604, República Dominicana.
Como ir: Está localizado a aproximadamente 40 minutos do centro de Santo Domingo. O acesso é feito pela Avenida Las Americas, próximo ao Parque del Este.
Ingresso: A entrada no parque custa DOP 200 por pessoa (aproximadamente 4 dólares). Para atravessar do Lago La Nevera até o Los Zaramagullones, é preciso pagar uma taxa de DOP 25 por pessoa (aproximadamente $ 0,50).
Funcionamento: O horário do parque para quem deseja visitar as cavernas e os lagos é das 8h30 às 17h30.
De junho a setembro, a ocorrência de furacões e tempestades ciclônicas costuma ser maior. É nesse período que diminui o número de turistas na cidade, fazendo os preços despencarem. Já em dezembro e janeiro, os meses mais movimentados, os preços sobem lá para cima.
Quem leva: Em Santo Domingo, é possível contratar nas agências de viagem. Grande parte delas oferecem diferentes passeios guiados que incluem uma visita ao Parque Nacional Los Tres Ojos.