O Café no Bosque, coordenado pela chef Andrea Aires, é uma referência gastronômica de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, Interior de São Paulo. Formada no ano de 1999, pela primeira turma do Senac da serrana cidade paulista, a chef orgulha-se por ter feito excelente carreira na área de gastronomia. Fez mais de dez cursos de extensão e, além de gastronomia, tem bacharelado em turismo.
Trabalhou no Grande Hotel Senac, na Forma Turismo e no Hotel Satélite. Depois, arregaçou as mangas e começou a carreira solo na administração de seu próprio negócio. O restaurante e espaço gourmet hoje está entre os cinco mais bem avaliados da charmosa cidade paulista.
A casa tem assinatura de pratos exclusivos e autorais. A chef utiliza mais de 90% de produtos regionais e orgânicos na elaboração de seus pratos." Nós compramos dos produtores locais para estimular a produção orgânica e natural", comenta.
O Café no Bosque tornou-se um lugar especial para reunir a família e amigos. Lá os visitantes podem vislumbrar paisagens indescritíveis e realizar passeios repletos de adrenalina oferecidos pela equipe do parque ecológico Bosque do Silêncio.
Entre as atrações que o parque oferece estão o arborismo, a tirolesa e várias brincadeiras de aventura, que podem ser vivenciadas ao ar livre e em meio à mata nativa com enormes araucárias, um dos espaços mais icônicos da cidade. Liberdade para caminhar, realizar trilhas e admirar a fauna e a flora abundantes, além de mais de 2.000 metros de trilhas interpretativas.
Sabores da montanha - O cardápio da casa tem um toque autoral com sabores únicos e o grande diferencial fica por conta de um empório regional que comercializa queijos, azeites, cafés, embutidos, mel e geleia, tudo preparado pelos produtores da região.
O espaço conta com uma ótima confeitaria onde os destaques ficam por conta do cheese cake de frutas vermelhas, da mousse de chocolate, do pudim de leite, dos bolos e dos chás servidos com frutas secas e do irresistível chocolate quente com borda de doce de leite artesanal.
O Café no Bosque oferece também uma seleção completa de lanches de diversos sabores e uma concorrida tábua de frios, tudo feito com produtos de produção local. Um dos destaques do cardápio é o lanche de presunto ibérico que leva recheio de requeijão de corte e é um dos mais pedidos.
Para quem deseja refeições autorais e exclusivas, a dica é a Truta Ibérica, destaque de reportagem da premiada da Revista Paladar. Ou ainda, as famosas Alheiras servidas com brócolis e alho laminado, exclusividade da casa que remete aos sabores da culinária portuguesa, uma homenagem da chef para a mãe angolana e o pai português. Para os veganos há arroz de couve-flor e estrogonofe de legumes. Entre as sobremesas, destaque para o cheese cake de banana com doce de leite.
No início de abril será inaugurada a segunda unidade do Café no Bosque, no caminho do Horto Florestal. As duas casas irão seguir o mesmo cardápio focado em produtos da região da Serra da Mantiqueira em parceria com pequenos produtores locais.
Bosque do Silêncio - O parque de 180 mil metros quadrados de grande beleza natural conta com araucárias e pinhos bravos, espelhos d'agua e um trecho de Mata Atlântica de altitude preservada. O local possui 1.500 metros de trilhas interpretativas; 2 mil metros de arborismo adulto dividido em dois segmentos e um infantil. Tem, ainda, dois campos de paintball e um campo de minigolfe, estacionamento e lojas de artesanato. Vale a pena a visita.