Verdadeira instituição cultural da Áustria, os cafés de Viena, assim como o de tantas outras cidades do país, merecem mesmo ser conhecidos. Muitos deles existem desde o século 18 e foram ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos. Conheça alguns destes endereços e aproveite também para experimentar as delícias desta capital.
Café Demel: fundado em 1786. Era a confeitaria predileta do imperador Francisco José 1º e de sua esposa, a imperatriz Sissi, para quem fornecia o sorvete de violeta, segundo contam por lá.
Café Central: funciona desde 1876. Em 1913, acolheu Adolf Hitler, Leon Trotsky, Joseph Tito, Joseph Stalin e o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Endereço: Herrengasse/Strauchgasse, 1.010.
Café Landtmann: abriu suas portas em 1873, e era o favorito de Freud.
Café Sperl: tem mais de um século de existência – “nasceu” em 1880. Com decoração clássica, piso em parquet, mesas de mármore, candelabros, cadeiras do designer vienense Michael Thonet e mesas de bilhar, a casa criou o tradicional bolo Sperl, cuja receita original é guardada a sete-chaves.
Também serviu de cenário para os diálogos entre os atores Ethan Hawke e Julie Delpy, personagens centrais do filme Antes do Pôr do Sol (1995). Nas tardes do mês de junho, promove concertos. Endereço: Gumpendorferstraße, 11.