Listado entre os destinos mais procurados pelos turistas do Sudeste do País na retomada pós-pandemia, segundo pesquisa da Booking.com, e com estabelecimentos de hospedagem ampliando sua capacidade para 60%, desde o dia 30 de julho, Monte Verde é, mais do que nunca, um refúgio de inverno.
O distrito situado no sul de Minas Gerais, a menos de 200 quilômetros de São Paulo, é um dos poucos destinos a contar com opções de restaurantes abertos neste momento, além dos empreendimentos hoteleiros.
Respeitando todos os protocolos de segurança e aplicando medidas rigorosas de saúde sanitária, a região vem se destacando por oferecer uma opção de viagem segura aqueles que buscam um passeio após o longo período de isolamento.
A seguir, listamos quatro boas opções gastronômicas para se deliciar por lá ainda nesta temporada de inverno. Veja:
Pizzaria Nápoles
Situada na Avenida Monte Verde, a pizzaria oferece sabores especiais como a Nápoles, com lombo canadense, muçarela de búfala, palmito e tomate seco da casa; e a de escondidinho, com carne seca, cebola, alho, tomate, catupiry e muçarela. O restaurante funciona das 12h às 23h.
Mont Vert, a Casa do Fondue
O fondue é uma das grandes estrelas da gastronomia em destinos frios e, em Monte Verde, há uma enormidade de opções para experimentá-lo. O destaque fica por conta do Mont Vert – a Casa do Fondue, que dispõe de cardápio com variados tipos do prato, tanto com acompanhamentos típicos, como pães e batata, quanto algumas releituras de clássicos.
Rancho da Picanha
Especializada em carnes, o Rancho da Picanha oferece a tradicional picanha mineira com acompanhamentos como feijão tropeiro, arroz, vinagrete e farofa. Completam o cardápio opções de trutas, fondues e outros cortes de carne. O restaurante está funcionando das 12h às 22h.
Cantina Portale di Napoli
Localizada bem próximo ao portal de entrada da vila, a cantina é conhecida por oferecer um grande sucesso: o polpettone. Bem servido, o Polpettone alla Parmigiana é acompanhado de uma massa de sua preferência. Ali, as referências à Terra da Bota se estendem ainda à decoração e trilha sonora, completando uma experiência de jantar tipicamente italiano. Neste período, o restaurante está aberto para almoço e jantar, das 12h às 15h, e das 19h às 21h30.
Onde ficar
Pousada Pedras e Sonhos:Ideal para casais, conta com apenas cinco chalés de alvenaria e uma casa da árvore com vista espetacular. O café da manhã pode ser tomado das 8h às 11h e possui mais de 30 itens. Cercada por uma mata nativa e com uma das melhores vistas dos morros da cidade, a Pedras e Sonhos possui uma das melhores avaliações dos empreendimentos de Monte Verde. Informações: (35) 3438-1388 e site www.pedrasesonhos.com.br.
Pousada Jardim da Mantiqueira:Em estilo minimalista, com a vantagem de estar bem próxima ao centro comercial do distrito, a pousada reúne chalés com vista espetacular de um imenso bosque de araucárias. Boulevard com fonte, café da manhã totalmente artesanal e as suítes com hidromassagem mais charmosas de Monte Verde esperam pelos visitantes. Informações: (35) 3438-1912, site www.jardimdamantiqueira.com.br.
Villa Coração Guest House: Uma novidade para essa temporada de inverno é a abertura da guest house. Ela fica no alto de uma colina, bem na parte mais instigante da Rua Esmeralda. São oito suítes todas equipadas com móveis coloniais, amplas salas de estar com lareiras, um estiloso solarium de onde se descortina uma belíssima vista das montanhas da Mantiqueira, uma capela, e jardins centenários compondo sua estrutura. Está com diárias promocionais da Suíte Master que sai por R$ 700 e inclui café colonial servido das 8h30 às 11h30, internet e estacionamento. Informações: (35) 3438-2343, site www.villacoracao.com.br.